Porque colecionar selos em tempos de figurinhas da copa: as características que tornam a filatelia uma forma única de colecionismo

Post número 2
Publicado em 19/09/2017

Foto de capa: selos, moedas e cartões - algumas das coleções mais populares entre os colecionadores.

Este artigo traz uma comparação da filatelia com outras formas de colecionismo, abordando características existentes dentro desta que podem ser vistas como uma possível vantagem sobre as outras formas de colecionismo, lembrando que nós filatelistas respeitamos sempre todas as expressões de colecionismo e que este artigo visa apenas apontar essas possíveis vantagens.

As vantagens de colecionar selos

As vantagens tratadas aqui giram principalmente em torno de dois fatores: das entidades emissoras de selos (vantagens decorrentes da forma como os selos foram emitidos) e dos filatelistas (vantagens que tornam a filatelia mais fácil de ser praticada pelos colecionadores).

Selos de diversas épocas, países e temas

São 4 as vantagens decorrentes da forma como os selos foram emitidos:
(I) centralidade das emissões,
(II) amplitude do período de tempo contemplado pelos selos,
(III) abrangência dos temas abordados
(IV) continuidade das emissões.

Vemos que existe uma centralidade das emissões de selos, ou seja, os selos são emitidos geralmente por somente uma forma de instituição: o estado, o governo, através
das empresas de correio. Isso não ocorre com a maior parte dos demais artigos colecionáveis (que normalmente são emitidos por empresas privadas) e deste fato derivam duas vantagens para o filatelista.

A primeira é a de que não existe um número “infinito” de peças emitidas, pois mesmo que exista uma enorme quantidade de selos emitidos desde 1840, ao analisar outras formas de colecionismo que focam em artigos emitidos por empresas privadas vemos que existe um número bem maior de peças a serem buscadas.

A magia da filatelia

A segunda é decorrente da primeira, é a de que existe uma maior facilidade em catalogar todos os selos emitidos até o momento, tendo em vista essa mesma centralidade das emissões e o número “finito” de peças emitidas. É perceptível também que existe uma maior amplitude do período de tempo contemplado pelos selos, pois estes existem há mais tempo se comparado com outros artigos que passaram a ser emitidos posteriormente, assim torna-se mais interessante colecionar um artigo que tenha sido emitido em um período de tempo maior.

Existe também uma maior vastidão dos temas abordados nos selos, decorrente tanto do fato de os selos serem emitidos principalmente pelos governos, como da maior amplitude de tempo contemplada pelas emissões. Isso ocorre porque existe uma enorme variação dos costumes e da cultura com relação ao tempo e ao espaço.


Exemplo de como funciona um álbum definitivo especializado.

Ao analisar-se uma coleção de selos podemos observar que são retratados uma grande quantidade de temas que variam de país para país em um mesmo tempo ou que variam de tempos em tempos em um mesmo país.

Outro fator notável que existe na filatelia é a continuidade das emissões, ou seja, os selos são emitidos de forma constante e ininterrupta, pois os selos representam um serviço indispensável e sem substituto próximo.

Facilidade de colecionar

Com relação às vantagens para os filatelistas que não derivam do mercado filatélico pode-se citar 3: 
(I) grande número de publicações, 
(II) liberdade para a construção da coleção, 
(III) facilidade para acomodar e transacionar as peças 

Há uma grande quantidade e variedade de publicações destinadas aos filatelistas que não ocorre com nenhuma outra forma de colecionismo, isso ocorre em grande parte devido ao grande número de filatelistas (já que a filatelia é o colecionismo mais difundido
no mundo).

Também podemos apontar como causas para isso algumas características apontadas anteriormente como a centralidade das emissões e a grande amplitude de tempo contemplada nas emissões. Estes fatores secundários influenciam neste processo de duas formas, pois a centralidade das emissões facilita o processo de estudo e catalogação das peças emitidas, já a maior amplitude de tempo contemplada fomenta o colecionismo, tendo em vista que as primeiras publicações filatélicas surgiram já em 1860.

A maior liberdade para o filatelista moldar sua coleção, conforme sua vontade, deriva do fato de que o número de selos emitidos desde 1840 é compatível com o colecionismo. Como já foi dito anteriormente, não existe um número “infinito” de selos emitidos a ponto de desencorajar a prática de colecionar selos, mas também não existe uma pequena quantidade de selos emitidos a ponto de tornar a filatelia entediante.

Pode-se ainda relacionar essa maior liberdade a dois fatores já citados anteriormente como a maior amplitude de tempo e de temas contemplados nos selos. Com essa maior diversidade, os filatelistas podem optar por colecionar temas, períodos ou países específicos. A última vantagem para o filatelista consiste na maior facilidade para acomodar e transacionar as peças. Este fator decorre de uma característica técnica bastante básica dos selos, que é o fato de essas peças serem impressas em papel.

Pode parecer que isso não tenha importância, mas devido a isso, os filatelistas têm maior facilidade de acondicionar e enviar suas peças. Isso não ocorre com outros artigos colecionáveis que são fabricados com outros materiais como plásticos e metais, que normalmente acabam desfavorecendo o acondicionamento e o envio das peças, pois essas normalmente são mais pesadas.

Assim, os filatelistas dispõem de uma maior variedade de álbuns, pois é mais fácil acomodar peças de papel do que de outros materiais. Além disso, há um gasto menor para enviar os selos pelo correio, pois estes pesam menos.

Em suma, são estas as características que podem dar aos selos uma vantagem sobre outros artigos colecionáveis. Ressalto que existe sempre um grande respeito com relação às outras formas de colecionismo e que manter o hábito de colecionar algo é sempre muito sadio e pertinente. 

Já que eu mesmo já tive o hábito de possuir mais de uma coleção, porém as características citadas aqui me fizeram optar pela filatelia em detrimento das demais.


Assuntos relacionados:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)