As “priority labels” da Austrália são selos?

Post número 67
Publicado em 09/04/2018

Em 2016 a Austrália lançou a modalidade de serviço prioritário, a qual é um modelo de entrega de cartas simples com maior velocidade. Para isso foi lançada uma etiqueta para indicar a modalidade de serviço escolhida.

Como pode ser visto na imagem, a etiqueta possui um desenho bem simples, trazendo apenas a indicação de correio prioritário e um código eletrônico que é usado para que a carta possa passar pelo scan e ser identificada como prioritária.

 

Além disso, a etiqueta autoadesiva possui semi-cortes que ajudam a evitar o seu reaproveitamento. O serviço adicional do correio prioritário custa 50 cents e é indicado por meio desta etiqueta, desta forma, ela por si só representa o pagamento da taxa. Ou seja, a etiqueta é na verdade um selo postal!

Diferentemente do que ocorre com as etiquetas de correio registrado, as quais apenas indicam o serviço diferenciado, a “etiqueta” de correio prioritário australiana não apenas indica o serviço extra, como também representa o valor pago. 


Além disso, ela pode ser comprada para uso posterior, tanto que o correio de lá lançou as etiquetas na versão em carnê com 5 etiquetas também, além das folhas com 20 exemplares.

Apesar de representarem o valor pago para o complemento do correio prioritário, as etiquetas precisam estar sempre acompanhadas de um selo que pague o valor da tarifa simples.

Pela forma como elas foram lançadas, nós podemos ver que o correio não as considerou como selos, mas muito provavelmente os colecionadores irão colocá-las junto com os selos normalmente.


Assuntos relacionados: 

    Saiba mais:

    Apoio cultural:


    Linha do tempo das postagens:


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Os estados da Confederação Germânica

    Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

    A história dos selos de natal (parte 1)