Os selos Wardak do Afeganistão

Post número 62
Publicado em 18/03/2018

Contexto histórico

Em 1978 o Afeganistão sofreu um golpe de estado pelo partido comunista do país, interrompendo o governo de Mohammed Daoud Khan, que governava o país desde o golpe que impôs ao rei Mohammed Zahir Shah em 1973.

Logo em seguida ao golpe, surgiram grupos contrários que organizaram ações contra o novo governo. A resistência armada fez com que a União Soviética interviesse em apoio ao governo comunista no conflito contra os Mujahidins afegãos.

Os conflitos seguiram-se até a retirada da União Soviética em 1989 e o colapso do governo comunista afegão em 1992. Com o estabelecimento do Estado Islâmico do Afeganistão em 1992, os conflitos civis voltaram a ocorrer entre as novas facções, perdurando até os dias atuais.

Os selos

Durante o início da década de 1980 a província de Wardak, um dos territórios conquistados pela resistência afegã emitiu selos próprios. O status destes selos pode ser questionável, pois em sua maioria, eles foram usados para levantar fundos por suas vendas no mercado internacional.

As emissões normalmente trazem modelos simples apenas com a inscrição: “Afeganistão – Província Livre de Wardak”. Há ainda outras emissões que comemoram feitos da resistência.

Apesar de terem um status questionável, há cartas circuladas que comprovam o real uso destes selos em menor escala. As cartas circulavam ao exterior principalmente pelo Paquistão, o qual era um apoiador da resistência afegã.

Esta carta mostra um exemplo de correspondência que circulou de Wardak até a Suíça via Paquistão, onde ela recebeu a adição de uma franquia mecânica para seguir o trajeto. A carta foi endereçada a uma associação de comerciantes filatélicos, o que mostra como as emissões destes selos tinham o objetivo comercial.


Esta outra carta circulou sem a adição de selos estrangeiros e aparentemente não endereça um destinatário ligado à filatelia. No carimbo retangular lê-se: “serviço postal do Wardak Afeganistão Livre”.


Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

◀ Post anterior: Minha coleção: Indonésia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)