Os selos de Dag Hammarskjöld com o amarelo invertido

Post número 34
Publicado em 11/11/2017, atualizado pela última vez em 19/10/2020

Foto de capa: cartão postal circulado em 1963 com o selo normal e a variedade criada intencionalmente, curiosamente, o texto escrito traz uma explicação dos selos, provavelmente tendo sido trocada entre colecionadores. 

No ano de 1962 o correio americano decidiu homenagear Dag Hammarskjöld, o secretário-geral da ONU que havia falecido no ano anterior.

Para a surpresa de todos, logo após o lançamento do selo, foram descobertos alguns exemplares impressos com a cor amarela invertida que foram vendidos ao público por engano.


Selo normal emitido em 23 de outubro de 1962

Com a descoberta da notícia, o correio dos Estados Unidos resolveu produzir e vender uma nova tiragem com a cor impressa invertida de forma proposital. A emissão original foi lançada no dia 23 de outubro de 1962 e a invertida no dia 16 de novembro do mesmo ano.

Foram impressos no total 40.270.000 invertidos, em comparação com os selos normais, eles são relativamente mais raros (foram emitidos 121.440.000 normais). Devido à disposição dos selos na folha, existem três tipos dos invertidos, conforme são mostrados nas imagens a seguir.

O tipo I é o mais comum, foram impressos 32.216.000 selos, os tipos II e III, foram impressos 4.027.000 de cada. O tipo I aparece em toda a folha menos em duas colunas por panô, enquanto que os tipos II e III aparecem em somente uma coluna cada em todo o panô.


Erro legítimo de impressão, tendo a sua raridade validada pelo carimbo de primeiro dia

A única forma de diferenciar os selos reimpressos e os que realmente foram fruto de um erro de impressão é analisar os carimbos, um selo genuinamente impresso com erro deve ter um carimbo entre os dias 23 de outubro e 15 de novembro.

Vemos a seguir os três tipos, eles se diferenciam pela posição da coluna branca que se forma a partir da cor amarela invertida.

Selos dos tipos I, II e III respectivamente

O primeiro tipo possui a faixa branca menor, a qual se localiza apenas perto do desenho do prédio da sede das Nações Unidas.

 O segundo tipo possui a faixa branca que extrapola as proximidades do prédio, atingindo a margem e cobrindo praticamente um terço da área do selo.

O terceiro tipo tem a faixa branca que cobre as proximidades do prédio e se estende até a linha do quadro, voltando a aparecer no espaço do picote da margem.

Selos dos tipos IV e V respectivamente

Há ainda filatelistas que classificam os tipos IV e V. Eles podem ser considerados subtipos do tipo I, sendo classificados somente quando apresentam pedaços das margens das folhas.


Assuntos relacionados:

Mais posts sobre a filatelia dos Estados Unidos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)