Conhecendo o mapa da filatelia: Bolívia

Post número 35
Publicado em 12/11/2017

Foto de capa: inteiro postal do final do século XIX com o brasão de armas do país.

História recente do país

Este país tornou-se independente em 1825, que na época foi chamada de República de Bolívar, passando a adotar o nome de República de Bolívia posteriormente. Durante o século XIX a Bolívia passou por um período muito instável de guerras e revoluções, um exemplo disso foi a formação da Confederação Peru-Bolívia que durou apenas dois anos (1837/1839).


Exemplos de clássicos bolivianos do século XIX

Além disso, a Bolívia sofreu graves derrotas na passagem do século XIX para o século XX. Talvez a mais dura delas foi a perda de Antofagasta para o Chile na Guerra do Pacífico em 1879, esta guerra teve ainda a participação do Peru como aliado da Bolívia, ambos foram derrotados.

Antofagasta foi oficialmente cedida ao Chile em 1904, perdendo assim a sua saída para o mar. Outras perdas bolivianas foram os territórios cedidos ao Brasil em 1867, o Acre em 1903 e o Chaco Boreal ao Paraguai em 1938.

Assim como a maioria dos países latino-americanos, a Bolívia passou por diversos períodos caracterizados por revoluções, ditaduras e estabilidade política durante todo o século XX.

História filatélica

O primeiro selo boliviano foi emitido em 1867, embora em 1863 já tenha sido preparada uma série para uso postal que quase não foi usada, portanto, o selo abaixo é considerado o primeiro da Bolívia.

A Bolívia, de modo semelhante à quase todos os demais países latino-americanos, emitiu poucas séries regulares, este país preferiu por muitas vezes emitir grandes séries comemorativas que eram usadas de forma mais ampla.

Palavras-chave

- “Multa”: selos para multa postal.
- “Pro vivenda obrera”, “Pro caja de jubilaciones de comunicaciones” ou “Pro aeropuertos”: estes são selos para sobretaxa postal para estas a finalidade de angariar fundos para as moradias dos trabalhadores, do fundo para os trabalhadores das comunicações e para os aeroportos respectivamente.

Características importantes

- Selos sobreestampados: a Bolívia, assim como a maioria dos países latino-americanos, precisou recorrer massivamente às sobreestampas sobre selos já existentes. Nesse sentido, surgiram muitas variedades devido ao menor controle de qualidade nessas emissões.

- Selos para multa postal no formato triangular: todos os selos para multa postal bolivianos (isso inclui 2 séries e 9 selos), foram impressos em formato de um triângulo equilátero para ajudar na distinção destes com relação aos selos para uso regular.

Outras peças

Inteiros postais: são emitidos desde 1887 (provável ano).


Autômatos: apenas um autômato foi emitido em 1989, porém ele continuou sendo usado até o início dos anos 2000.



Franquias mecânicas: são usadas no país desde 1950.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)