Os selos do 4º centenário da descoberta da América

Post número 54
Publicado em 02/02/2018, editado pela última vez em 25/10/2020

Resultado de imagem para stamps columbus cover
Foto de capa: envelope circulado em 1893 com o selo de 1 cent da série americana em envelope que traz o tema estampado.

O quarto centenário da Descoberta da América por Colombo foi de longe a comemoração mais lembrada nos selos do século XIX. Veremos a seguir as séries que foram emitidas para comemorar o fato.

Nicarágua

A Nicarágua emitiu uma série relativamente simples, composta de 10 selos, ela traz o mesmo desenho de Colombo e sua tripulação em todos os selos, variando apenas as cores e os valores, que vão de 1 centavo até 10 pesos.

Além da série para uso no correio normal, há ainda mais duas para usos específicos - uma para serviço oficial e a outra para porteamento telegráfico. A série para serviço oficial também tem 10 selos nos mesmos valores faciais, a cor dos selos é a mesma, marrom amarelado com a inscrição "serviço oficial" em vermelho. Já a série telegráfica é colorida, mas tem a inclusão do selo de 25 centavos, resultando em uma série de 11 selos.

Honduras

Outro país que economizou na variação dos desenhos foi Honduras. Todos os valores da série, de 1 centavo até 1 peso, trazem a imagem de Colombo e Pinzón. Foram emitidos também inteiros postais no formato de cartões e envelopes utilizando o mesmo desenho.

El Salvador


El Salvador também seguiu um estilo parecido em sua série, os valores de 1 centavo ao de 1 peso trazem a imagem da chegada de Colombo. Ainda em 1892 alguns selos da série foram sobrestampados para suprir a demanda de selos de 1 centavo.


Em 1893 surgiram mais 3 selos, com os valores mais altos de 2 até 10 pesos trazendo as imagens da fundação de Isabella, o monumento a Colombo e a saída de Palos de la Frontera.


Em 1894 Colombo voltou a ser tema de mais três selos, mostrando as cenas de Colombo ante o Conselho, protegendo os índios reféns e sendo recebido pelos reis. É preciso ressaltar que não existe um consenso entre os estudiosos se os altos valores de 1893 e 1894 foram realmente colocados em circulação.


Estados Unidos


A série americana foi emitida na ocasião da Exposição Mundial de Chicago que comemorava os 400 anos da descoberta da América e foi certamente foi a mais polêmica de todas.

Foram emitidos 16 selos, variando desde o valor de 1 cent até o de 5 dólares. Os altos valores da série foram alvo de críticas na época, pois os valores mais altos não eram necessários ao correio, o valor mais alto utilizado na época era o de 90 cents.

O seu valor, de 16,34 dólares era extremamente alto para a época. Se comparados aos valores de hoje, a série custaria 390 dólares aos compradores.

Apesar dos altos valores, pode-se dizer que a série é a que melhor retratou o tema, trazendo 16 diferentes imagens, sendo a maioria delas retiradas de pinturas sobre Colombo.

As imagens trazem respectivamente:
- 1 cents: Colombo observando a nova terra
- 2 cents: chegada de Colombo
- 3 cents: navio bandeira de Colombo
- 4 cents: frota de Colombo
- 5 cents: Colombo solicitando a ajuda de Isabella
- 6 cents: Colombo sendo recebido em Barcelona
- 8 cents: Colombo restaurando um favor
- 10 cents: Colombo apresentando os nativos
- 15 cents: Colombo anunciando a sua descoberta
- 30 cents: Colombo em La Rabida
- 50 cents: recordação de Colombo
- 1 dólar: Isabella empenhando suas jóias
- 2 dólares: Colombo acorrentado
- 3 dólares: Colombo descrevendo a terceira viagem
- 4 dólares: retratos de Isabella e Colombo
- 5 dólares: retrato de Colombo



A série americana comemorativa de Colombo é conhecida ainda por ter uma das maiores raridades da filatelia americana - a frota de Colombo na cor azul escura. O selo foi impresso originalmente na cor azul ultramar, mas por um descuido no processo de impressão, estima-se que duas folhas tenham sido impressas em azul escuro, a cor do selo de 1 cent.

Argentina

A Argentina emitiu uma série de dois selos de 2 e 5 centavos, trazendo as caravelas de Colombo.

Paraguai


A emissão paraguaia sem sombra de dúvidas é a mais curiosa. Ela foi produzida a partir de uma sobrestampa manual sobre um selo corrente. No carimbo lê-se: 1492 – 12 de outubro – 1892, e foi vendido apenas no dia do Descobrimento da América.

Curiosamente, o selo base de 10 centavos de Cándido Barreiro foi vendido a partir de então com um furo para evitar que pudessem ser feitas falsificações da sobrestampa, pois ela é um tanto mais rara que os selos regulares da época sem a sobrestampa.

Venezuela


A emissão da Venezuela é extremamente parecida ao da série dos Estados Unidos. O motivo da semelhança é que este selo foi emitido para comemorar a participação da Venezuela na Exposição Mundial de Chicago comemorativa de Colombo.

Porto Rico, Granada e Trinidad


Três colônias que na época não comemoraram a descoberta da América em si foram Porto Rico, Granada e Trinidad. 

Estes países comemoraram a descoberta de seus respectivos territórios por Colombo, por isso, os selos não foram emitidos em 1892, mas sim em 1893 no caso de Porto Rico e 1898 para Granada e Trinidad.

Outras emissões: Chile


Outro país que não emitiu selos para comemorar o fato especificamente foi o Chile. No entanto, não se pode dizer que o país esqueceu de Colombo, pois, todos os 57 das emissões regulares entre 1853 e 1903 trouxeram a sua efígie. Além disso, Colombo continuou a figurar entre as séries regulares até a década de 1920.


Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

◀ Post anterior: Minha coleção: Equador
▶ Próximo post: Minha coleção: Canadá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)