Conhecendo o mapa da filatelia: Havaí

Post número 57
Publicado em 16/02/2018

História recente do país

Em tempos antigos o arquipélago era colonizado por habitantes polinésios que migraram de outras regiões da Oceania, como o Taiti, por exemplo. A descoberta das ilhas é creditada oficialmente a James Cook em 1778, o qual a nomeou como Ilhas Sanduíche.

Até 1782, a ilha era governada de forma descentralizada por diversas tribos independentes. Neste ano, o líder Kamehameha iniciou uma guerra de unificação em todo o arquipélago. Devido ao acesso que teve, graças ao comércio com os ocidentais, a melhores armas e também ao maior poder de firmar acordos, o rei conseguiu unificar todo o arquipélago em 1810, tornando-se o primeiro monarca do Havaí.

A dinastia de Kamehameha foi responsável por grandes mudanças no país. Devido ao aumento do comércio internacional, as ilhas foram um ponto de atração de muitos imigrantes, dentre eles, missionários cristãos. A partir de década de 1850, este processo se intensificou, fazendo com que o Havaí fosse reconhecido internacionalmente como um país.

Em 1874, o rei Kalakaua assumiu o poder e promoveu laços mais fortes com os estrangeiros, permitindo a construção de bases navais e sendo forçado a assinar uma constituição que limitava os seus poderes em 1887.

Com a sua morte, assumiu a sua irmã Liliuokalani. O seu governo foi marcado pelo descontentamento contra a presença estrangeira no país. Esse movimento de contraposição levou à invasão americana em 1893.

A invasão destituiu a monarquia e instituiu um breve período republicano que durou apenas de 1894 a 1898. Em 1898 o Havaí foi incorporado aos Estados Unidos e se tornou formalmente um de seus territórios em 1900.

Com a crescente importância que o arquipélago passou a ter por sua posição estratégica no Oceano Pacífico, e principalmente após o ataque de Pearl Harbor, o território foi elevado à categoria de estado americano em 1959.

História filatélica

Os primeiros selos do Havaí surgiram em 1851. Os selos emitidos em um primeiro momento até o ano de 1863 eram, em geral, de péssima qualidade. Devido ao uso pelos imigrantes cristãos, hoje alguns destes selos são apelidados como “missionários”.

Este cenário mudou em 1864, quando as emissões passaram a ser gravadas (provavelmente nos Estados Unidos), trazendo as efígies de seus monarcas, bem como as paisagens locais.

Com a anexação, o Havaí deixou de ter os seus selos próprios em 1899 e passou a utilizar os selos dos Estados Unidos desde então. Durante o século XIX o Havaí havia emitido 88 selos.

Palavras-chave

- Dept. of Hawaii - Foreign Affairs: os selos com esta inscrição foram emitidos para serviço oficial em 1896.

Características importantes

- Devido à precariedade dos processos de impressão, muitas das primeiras emissões até 1863 trazem muitas variações de papel ou de retoques de chapa.


Outras peças

Inteiros postais: além dos selos, o correio do Havaí utilizou também os inteiros postais.





Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

▶ Próximo post: Minha coleção: Líbano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)