Noruega, 1964 – o selo de loteria para os refugiados

Post número 43
Publicado em 03/12/2017

Foto de capa: selo dos refugiados em carta circulada.

Em 1964 a Noruega emitiu um selo especial que a grande maioria dos colecionadores desconhece. O selo em questão foi emitido para angariar fundos para o programa da Organização das Nações Unidas para os Refugiados.

Ele possui a particularidade de ter sido emitido com dois propósitos: ele servia como selo postal e também como cupom para um sorteio de loteria. O selo para os refugiados é composto por três partes divididas pelo semi-corte em percê.


A primeira do topo era um comprovante que permanecia com o atendente que fez a venda.

A segunda parte era um comprovante que ficava com o comprador, o qual provavelmente seria usado como recibo para que a pessoa pudesse acompanhar o sorteio.

A terceira parte era o selo postal em si. Ele não trazia nenhum valor facial além da inscrição de “porte pago”. Apesar das duas partes acima trazerem o valor de 2,50 coroas estampado, provavelmente este valor contemplava o selo e o bilhete de loteria.

O selo era destinado ao uso em cartas de até 20 gramas e somente para uso em cartas destinadas dentro do próprio país. O uso deste selo foi restrito, ele foi vendido somente entre os dias 1º de junho e 15 de julho de 1964 e teve o seu uso permitido apenas entre os dias 6 de junho e 10 de agosto do mesmo ano.


Desta forma, podemos ver como este selo curioso se tornou provavelmente uma das peças mais desconhecidas da história filatélica da Noruega.


Assuntos relacionados:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)