Os selos UNITA de Angola

Post número 40
Publicado em 26/11/2017

Foto de capa: fragmento de folha com repetições de uma quadra com símbolos do movimento.

Em 1986 a UNITA (União Nacional pela Independência Total de Angola), emitiu alguns selos de forma clandestina. Eles foram impressos para ajudar a angariar fundos para o movimento.

Logo após o início das vendas pelos rebeldes, um representante norte-americano intercedeu junto à administração postal dos Estados Unidos para que as cartas com esses selos fossem aceitas e entregues em território americano. Estima-se que cerca de 1000 cartas foram enviadas aos Estados Unidos.


Entenda melhor o caso

A UNITA foi fundada em 1966, quando a Angola ainda era uma colônia portuguesa. Durante o período colonial, a UNITA procurou obter o apoio internacional de grandes potências interessadas no conflito.

Internamente, a UNITA procurou o apoio do maior grupo étnico do país, utilizando-se de operações de guerrilha. Com a retirada portuguesa em 1975, o MPLA (Movimento Popular de Libertação da Angola) declarou a independência em Luanda.

Concomitantemente, a UNITA declarou a independência em Huambo, neste momento, as forças do MPLA derrotaram as forças da UNITA, iniciando-se assim, a guerra civil angolana que duraria até 2002.


Neste conflito, o MPLA contou principalmente com o apoio da URSS e Cuba, enquanto que a UNITA recebeu o apoio dos EUA e África do Sul, vale lembrar que estes apoios duraram somente durante a Guerra Fria.

Em 2002 a UNITA abandonou a luta armada e se tornou um partido político, colocando fim à guerra civil.

Vemos assim, que apesar de terem sido emitidos de forma ilegal e pouco utilizados, os selos da UNITA são muito curiosos e mostram uma parte importante da história de Angola.


Assuntos relacionados:

Saiba mais:

Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)