Como proteger suas peças filatélicas gastando pouco

Post número 29
Publicado em 08/11/2017

Este artigo traz um passo-a-passo de como proteger seus selos sem gastar muito dinheiro, porém será necessário investir um pouco mais de tempo para isso, à medida com que for adquirindo mais prática este processo será feito com maior rapidez.

A dica tratada neste artigo visa trazer uma alternativa para proteger os selos, visto que os protetores chamados “hawids” costumam ser muito caros, o que faz com que os filatelistas protejam somente os selos de maior valor deixando os menos badalados à sua própria sorte.

Para isso você irá precisar de:
  • papel celofane
  • fita adesiva - durex
  • tesoura
  • um canivete ou uma régua pequena (opcional)
  • um potinho pequeno

Primeiro passo: onde adquirir esses materiais

Obviamente o primeiro passo é adquirir os materiais necessários. Todos estes materiais podem ser encontrados em uma papelaria, exceto o canivete.

O papel celofane é um papel que é facilmente encontrado, existe em cores também, o tipo que deve ser usado neste caso é o transparente, que custa entre 0,80 e 1,50 cada folha. 

Existem pequenas variações deste papel no que concerne a porcentagem de plástico contida nele, o papel que possui menos plástico é mais maleável, porém para usá-lo é necessário ser bem cuidadoso, pois ele costuma enrugar os selos com mais facilidade, por outro lado o que possui mais plástico costuma enrugar bem menos os selos, porém é menos maleável. 

Há também uma questão econômica neste ponto, o papel com mais plástico normalmente custa 0,80, enquanto que o que possui menos plástico custa geralmente cerca de 1,50.

Normalmente o papel celofane é estocado nas papelarias sem ser dobrado, é aconselhável pedir para as atendentes que elas enrolem as folhas, ao invés de dobrar no momento da compra.

A fita adesiva, chamada normalmente de Durex a ser utilizada é aquela normal, a que possui uma pequena espessura, este material é vendido a um valor variável, mas costuma ser bem acessível, o que facilita para nós fazermos este procedimento.

O potinho pequeno será usado para colocar os pedacinhos de retalhos de papel e também para afixar os pedacinhos de durex cortados como será explicado a seguir.

Segundo passo: preparando-se para este procedimento

A primeira coisa que deve ser feita ao iniciar este procedimento é o de cortar pequenos pedacinhos de fita adesiva. Será necessário cortar um pedacinho para cada selo a ser protegido, para os blocos e folhetos, que são peças maiores, eu uso 2 ou mais conforme o tamanho da peça, para que fique bem firme.

Para tornar o processo mais rápido, é necessário afixar esses pedacinhos cortados na beirada de um potinho, assim você irá ter sempre à mão os pedaços de fita cortados quando precisar.

O passo seguinte é cortar as folhas de papel celofane em partes menores, dividindoas, para que o processo seja facilitado, pois é mais fácil trabalhar com os pedaços menores do que com a folha inteira.

É necessário deixar pronto esses materiais desta forma antes de iniciar o processo, veremos como fazê-lo a seguir.

Terceiro passo: começando efetivamente este procedimento

Tendo em mãos os pedacinhos de fita cortados e os pedaços de papel celofane divididos, iremos começar a “embrulhar” os selos e as peças desejadas. Este processo consiste em uma série de procedimentos:
  • cortar os pedaços de papel apropriados de acordo com o tamanho de cada peça;
  • fazer as dobras no papel celofane, observando com cuidado para que essas dobras tenham exatamente o tamanho do papel;
  • ressaltar as dobras do papel;
  • afixar um pedacinho de fita sobre as duas pontas do papel.

Para cortar os pedaços de papel de acordo com o tamanho de cada selo é necessário colocar o selo com o verso voltado para cima sobre a folha de celofane deixando um espaçamento de forma que exista uma margem em cada lado (FIGURA 1).


Essas margens devem ter cada uma o tamanho maior do que a metade do tamanho do selo, de modo que elas possam ser dobradas e sobrepostas, podendo ser afixadas com um pedacinho de fita sem que o selo fique exposto (FIGURA 2).


Tendo em mãos o papel celofane cortado em um tamanho apropriado é necessário então fazer as dobras em cada lado, estas dobras devem ser reforçadas para que fique bem firme, isso é feito apertando as dobras, deixando-as mais firmes.

O papel celofane que possui menos plástico em sua composição dobra mais facilmente, porém é necessário prestar bastante atenção, pois ele causa dobras e enrugamentos mais facilmente, neste caso, eu prefiro utilizar o papel que possui mais plástico em sua composição, devido ao fato de ele enrugar menos e também porque ele geralmente custa a metade do valor do tipo que possui menos plástico (FIGURA 3).


Para isso pode-se usar uma régua pequena ou um canivete. Eu utilizo um canivetinho suíço para fazer isso, ele também é útil em outras ocasiões como dividir as folhas do papel celofane ou para a utilização de cola em outras circunstâncias.

Deve-se observar com cuidado o tamanho dos selos para que não fique muito apertado, nem muito largo, pois se ficar largo o selo poderá cair da proteção plástica, se ficar muito apertado poderá dobras ou enrugamentos nos selos.

Normalmente os selos que são impressos em papel mais grosso são mais fáceis de proteger por meio deste processo, os que são impressos em papel mais fino costumam ser mais difíceis, deve-se dar maior atenção a eles.

Após fazer as dobras, deve-se afixar um pedacinho de fita cortada previamente sobre as duas margens sobrepostas que haviam sido dobradas. Neste momento é necessário tomar cuidado para que as dobras feitas não sejam desfeitas, por isso é importante colocar os pedacinhos na borda de um potinho, de modo que você os tenha sempre à mão (FIGURA 4).


Observações

Haverá casos que exigirão maior paciência e atenção do filatelista, como nos casos em que os selos não tiverem formato retangular, como os formatos triangulares e os que possuem formato não convexo, como os que seguem o desenho do selo.

Poderão ser mais trabalhosos também os casos em que os selos tiverem sido impressos em papel mais fino, como foi citado anteriormente.

Outro caso que necessitará de mais atenção do filatelista é o dos blocos e folhetos, pois estes possuem tamanho maior e dificultam um pouco mais na hora de fazer as dobras.

Conclusão

Espero ter mostrado através deste artigo uma forma de proteger seus selos dos amincis e da ferrugem que podem atingir os selos não protegidos de forma adequada.

É importante ressaltar que embora este processo economize dinheiro, ele necessita de mais tempo para ser realizado, com o passar do tempo, quando você tiver adquirido mais prática, esse tempo tenderá a diminuir.


Assuntos relacionados:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)